SOMOS PALHAÇOS DE UM ENORME CIRCO CHAMADO TABAPUÃ
Com a chegada do fim do ano, é hora de fazer o balancete de tudo o que aconteceu em 2010, bem como em todo o passado, em nossa história e fazer projetos para o futuro próximo e distante.
Antes de qualquer coisa, desejo a todos os Tabapuanenses e leitores que 2011 venha para ficar marcado em nossa memória como um ano exemplar cheio de conquistas e rompimentos de barreiras, no entanto chegou à hora de analisar o que aconteceu e o que podemos aproveitar.
2010 para Tabapuã foi um ano bem atormentado, bem como para todo o mundo, várias coisas aconteceram, muito foi falado, especulado, muito foi comemorado, muito foi chorado, por isso considero 2010 um ano cheio de emoções.
No inicio do ano tivemos o Carnaval, festa já consagrada na cidade que este ano criou regulamento para o desfile dos blocos da cidade e embora a festa tenha sido exemplar e animada, houve falhas quanto ao cumprimento das normas do regulamento no desfile dos blocos “Os Ásperos” e “Os Lesados”, o que deixou um enorme constrangimento que foi superado com a alegria da festa.
Mais tarde, tivemos a comemoração de páscoa que também já tradicional distribuiu vários Ovos de chocolate para os alunos da rede municipal de ensino e as crianças menos favorecidas, no entanto, entre esse tempo surge uma bomba em que o Hino da cidade teria sido plagiado de outro município (a matéria completa sobre isso você confere aqui) ocasionando um enorme alvoroço e deu um restart nas brigas políticas entre os partidos PMDB e PSDB, atual oposição. Por fim o processo ainda corre e o pessoal da câmara municipal está investigando os fatos.
Junho chega e com ele o frio, e como a meta do ano era manter o selo Verde Azul obtido em 2009, tudo girou em torno do meio-ambiente e com isso houve a Campanha do agasalho que bateu recordes de arrecadação e teve apresentações exemplares, sendo seguida por outra festa também popular, o famoso Juninão.
Novamente na Praça César de Carvalho, o Juninão foi uma festa interessante que sempre atrai grande público e este ano com o diferencial da copa do mundo.
Pouco menos de um mês depois, chega à hora do Rodeio (nossa quanta festa) que pela primeira vez teve os portões abertos. “Isso aconteceu devido a um acordo entre a prefeitura e o Clube do Peão, porém muito foi dito e especulado, coisas como “A festa vai estar horrível”,” quem vai vir cantar? Aposto que ninguém” e várias outras coisas na qual não pretendo ficar me alongando. A comemoração aconteceu, trouxe o show de Michel Teló e conseguiu grande público.
E aí? Chega de festa? Que nada. Ainda tem mais.
Passa agosto, passa setembro e outra bomba explode sobre Tabapuã, agora a prefeita Municipal decreta o fechamento do pedágio que liga Uchoa e nossa cidade. Se por um lado muitos comemoraram o fim de uma cobrança indevida, outros ficaram realmente furiosos com o então desemprego dos que trabalhavam o que causou novamente mais uma rixa política. Nesse meio tempo, vândalos quebraram toda a estrutura do pedágio e mais conversa.
Começo de outubro é hora de diversão para os baixinhos que novamente tiveram uma super festa em comemoração ao dias das crianças e se as crianças estavam comemorando, alguns adultos e motoristas não tinham o que comemorar, pois através de processo, a empresa que administra o pedágio conseguiu liminar para que o mesmo voltasse a ser cobrado enquanto o mesmo estivesse em análise.
Chega o doce novembro, e com ele o aniversário da cidade, MotoCross, festa e outro converseiro. Quem não saiu da boca do povo foi Margarete, ex-funcionária que foi exonerada do cargo, segundo a prefeitura devido a um processo. Muitos ficaram indignados, outros festejaram o que deixou a prefeitura e toda a cidade num clima pesado e tenso.
Novembro também foi o mês de estréia do novo portal da prefeitura, agora repaginado, cheio de fotos, vídeos e matérias que enaltecem os feitos da atual administração.
27 de novembro comemoramos o que? Sim queridos, mais uma festa para o calendário! È o aniversário da cidade, este ano comemorando 91 anos, com o tradicional MotoCross que contou com arquibancada e show na praça durante três dias.
Enfim dezembro, hora de descansar! Esquece! Dezembro foi o mês da correria, pelo menos para o pessoal do fundo social que corria contra o tempo para deixar os enfeites natalinos feitos de garrafa pet prontos para exposição na praça e avenidas da cidade.
Ufa! Conseguiram a praça realmente ficou bonita e com a união do comércio local aconteceu a semana natalina, com shows, distribuição de prêmios, peças teatrais e corais vindos até de outras cidades.
Mas claro que antes da virada teria mais algum mal estar entre os habitantes, e dessa vez veio direto da Câmara dos vereadores com a “eleição” do novo presidente, que nomeou José Roberto Marcato.
E pra fechar o ano com chave de ouro, no dia 31 ainda temos o show da virada com Dj Juninho.
Agora sim! FIM de 2010.
Tirem suas conclusões, pensem bem e vamos agir. 2011 está aí e segundo a astrologia é ano da mudança, ou seja, se não estamos satisfeitos, ou se estamos e achamos que pode melhorar vamos correr atrás, nada vem na nossa porta, vamos as reuniões na câmara ver o que os nossos vereadores fazem por nós, vamos sair as ruas protestando o que não gostamos, vamos exercer o nosso direito de cidadãos, votar é dever e brigar pelo que acreditamos também deveria.
Fica a dica!
E feliz 2011.
PARABÉNS AO JORNALISTA JONAS PELA CORAGEM DE ESCREVER A VERDADE NUA E CRUA
ResponderExcluir