Comemora-se hoje 21 anos da queda do Muro de Berlim


Por: Diogo De Maman


Há exatos 21 anos foi ao chão àquele que foi o maior símbolo da Guerra Fria, o Muro de Berlim. O muro que cortava a cidade de Berlim simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: o lado esquerdo ocidental / capitalista e o lado direito oriental / socialista. Passou a ser construído em 13 de agosto de 1961 e teve um total de 155 km, nesse percurso continham 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionados nas diversas tentativas de atravessá-lo.
Na noite de 9 de novembro de 1989, o Muro começou a ser derrubado, após um período de 28 anos de existência.
E pensar que o impulso para a queda do Muro foi um mal entendido do governo oriental. Gunter Schabowski, membro do Politburo do SED ( partido que monopolizava a Alemanha Oriental), anunciou uma decisão do conselho dos ministros de abolir completamente e imediatamente as restrições de viagens ao Oeste. Esta decisão deveria ser publicada só no dia seguinte, para informar todas as agências governamentais.
Logo após desde anúncio, houve noticias sobre a abertura do Muro no rádio e tv ocidental. E então, milhares de pessoas foram aos postos da fronteira e pediram a abertura da mesma. A unidade militar sem saber o que fazer para conter toda aquela multidão, simplesmente assistiu passivelmente a queda do Muro.
Finalmente, os alemães estavam livres para caminhar entre os dois lados. As comemorações duraram dias. Os cidadãos do oriente foram recebidos com grande euforia no lado Ocidental. Algumas boates perto do Muro serviram cerveja gratuitamente, e pessoas que nunca se tinham visto antes se cumprimentavam.
Oito meses depois, na terra de ninguém entre os dois lados, Roger Waters, ex integrante do Pink Floyd realizou um grande show marcando o fim do Muro. O show foi baseado no próprio cd da banda “The Wall” (O Muro), que fazia referência ao próprio Muro de Berlim.


0 comentários:

Deixe aqui seus comentários, suas sugestões, fale o que quiser!