Dia 26 de maio é o dia nacional de combate ao glaucoma

GLAUCOMA É A MAIOR CAUSADORA DE CEGUEIRA IRREVERSÍVEL NO MUNDO
No dia 26 de maio é comemorado o dia do Glaucoma, doença ocular causada principalmente pelo aumento da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico da retina, em geral devido a um bloqueio no escoamento do fluído no interior do olho, causando a cegueira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma atinge hoje 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que pelo menos 7 milhões tenham ficado cegas por conta dessa enfermidade. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), cerca de 900 mil pessoas, já foram diagnosticadas e que 2% da população tem a doença sem saber, pois, algumas vezes, ela não produz sintomas. Existem vários tipos da doença, sendo o crônico o mais comum, representando  aproximadamente 80% dos casos.
A incidência é maior em grupos com:  idade acima de 40 anos, diabetes mellitus, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares, descendência negra e tem o caráter hereditário, por isso, em famílias com portadores da doença tem que fazer exames preventivos. A enfermidade é a maior causadora de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Sintomas como dor nos olhos e alterações no globo ocular são alguns indicios de alerta, que podem sinalizar o problema. O diagnóstico do glaucoma deve ser realizado pelo exame de fundo de olho e da tonometria, que é a medida da pressão ocular. O tratamento inicialmente é a base de colírios, que agem reduzindo a pressão intraocular (PIO). Porém, casos mais graves requer tratamento com laser ou mesmo intervenções cirúrgicas.
RECOMENDAÇÃO
Recomenda-se consultar o médico oftalmologista regularmente, principalmente a partir dos 35 anos. O glaucoma, embora não tenha cura, pode ser controlado se diagnosticado na etapa inicial. E não se descuidar do tratamento. Muitas pessoas param de seguir as recomendações médicas por dois motivos. O primeiro pela ausência dos sintomas e o segundo porque os medicamentos são muito caros. E esse descuido pode gerar graves consequências.

0 comentários:

Deixe aqui seus comentários, suas sugestões, fale o que quiser!